segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Visita ao Taj Mahal

Alou,

No último sábado, o Renato e eu fizemos uma viagem até Agra, cidade a 200 km de Delhi, visitar a cidade. Ela é a cidade onde fica o Taj Mahal (uma das 7 maravilhas do mundo moderno, wow!). Mas ela também tem outras coisas interessantes pra visitar. Nós fomos com uma companhia de turismo, que prometeu visitarmos alguns desses pontos importantes.

Nossos problemas começaram ainda em Delhi. Nosso ônibus ficou parado por mais de uma hora esperando um grupo de turistas indianos que decidiu ficar até mais tarde na cama. Mas como era um grupo grande de dorminhocos (acho que uns 8 FDPs), o guia achou que compensaria (para eles) esperar por esse pessoal.

Mas a viagem em si foi longa mesmo, durou umas 5 horas. Mas considerando que a viagem foi cheia de vacas, engarrafamentos e caminhões carregados de indianos (!), a viagem até que poderia ter durado mais ainda.

Uma das cidades por onde passamos durante a viagem. Não sei o nome desta. Todas elas eram parecidas.

Banhados, vacas e lixo por todo o caminho.

Em um dos pedágios (aqui também tem, mas é baratinho), tinha um vendedor de frutas. Reparem que tem dois macaquinhos nessa foto.

Outra dessas cidades.

Mais lixo e sujeira junto à pessoas trabalhando.

A primeira coisa que fomos fazer foi visitar o Agra Fort. Esse forte servia de residência dos reis e era daqui que governavam a Índia, antes de mudarem pra Delhi. O forte é gigante, mas os turistas só podem acessar uma pequena parte dele.

Entrada do Red Fort. Muito legal aqui.

Uma das partes internas do Agra Fort. É a primeira depois de passar pelo portão.

Um dos prédios em frente ao jardim deles.

Jardim bonito esse, né? Parece um quebra cabeças com flores.

Vista do Taj Mahal, de dentro do Red Fort.

Segundo o guia, essa era uma das prisões deles.

Aqui ficava um bazar onde só as mulheres podiam entrar. Era aqui que ficava o harém do sultão.

Na parte alta ao fundo, é que ficava o manda-chuva do lugar. Os ministros ficavam sentados onde está sentada aquela menininha de vermelho na foto.

Esse é o fosso que, cheio de água, ajudava na proteção do forte. Tipo nos desenhos animados do pica-pau e pernalonga, onde tinham os jacarés.

Depois, passamos por uma loja de souvenirs. Comprei uma miniatura de Taj Mahal pra mim, toda em mármore. E depois fomos almoçar.

Almoçamos no Gaylord Restaurant (eu precisava citar esse nome, hahaha).

Até esse ponto nossa viagem estava ok, apenas um pouco atrasada. Pegamos um engarrafamento porque um motorista atropelou um motoqueiro. E pegamos outro engarrafamento porque em Agra o conceito de semáforo (ou sinaleira, para os gaúchos) ainda é futurístico demais. Além disso, um idiota qualquer da França resolveu visitar o Taj Mahal, e por isso ele foi fechado no sábado. Nossa visita ao Taj Mahal estava perdida.

Nesse meio tempo, encontramos um grupo de turistas da Rússia e Ucrânia, que também teriam dificuldades em voltar à Agra para ver o Taj Mahal. Como ficaria complicado para o Renato e eu voltarmos também, decidimos em grupo encontrar um hotel e visitar o Taj no domingo pela manhã.

No domingo, ainda por causa do francês FDP, o Taj estaria aberto entre 6h e 9h. Foi nesse horário que o visitamos.

Pátio que fica na parte em frente ao Taj Mahal. Bem bonitinho.

Esse é o "portão" do Taj Mahal.

E aqui está ele!!! Pena que tinha uma névoa, por estar muito cedo.

Um pouco do jardim na frente do Taj Mahal.

Eles devem ter feito esses espelhos d'água só pra gente poder tirar fotos assim. O Taj Mahal reflete direitinho neles.

Esse aqui é o portão, também refletido nos espelhos d'água.

Segundo um nativo que cobra pra mostrar os lugares legais de tirar fotos, o ponto brilhante na foto é um diamante. Não sei se é verdade, mas que é legal, é sim. (pagamos 10 rúpias {aprox. R$0,50} pro cara parar de encher nosso saco).

Vista lateral do Taj Mahal. Aqui, já não era uma névoa, mas uma núvem de temporal mesmo =/

Vista que temos do jardim, a partir da parte superior do Taj Mahal.

Vista do canto. Todos os cantos são iguais, e tudo é decorado com pedras coloridas no mármore.

Vista da tumba da mulher enterrada no Taj Mahal. Teóricamente, seria proibído tirar essa foto, mas tinham pelo menos outras 20 pessoas tirando e ninguém impedindo.

Mais uma foto dos espelhos d'agua. Nesse momento, os chafarizes já estavam funcionando.

Missão cumprida, voltamos para hotel e tomamos nosso café da manhã lá pelas 10h. Depois, fomos para a rodoviária de Agra, onde pegamos um dos mais luxuosos ônibus que tinha para voltar a Delhi.

Foto de dentro do ônibus modelo luxo que tomamos de volta para Delhi. Eu devia ter tirado fotos de fora dele também.

Acho que eras isso, durante a semana posto de novo.

Renato disse...

Ônibus dos mais luxuosos! Haha!
Disseram que era um ônibus "deluxe", mas era pior que o pior ônibus que alguém possa imaginar circulando no Brasil.