domingo, 6 de setembro de 2009

Não faz sentido...


Estou lendo um novo livro agora. Até que é bem legalzinho. Chama-se Drácula, escrito por um duende irlandês chamado Bram Stoker. Estou gostando muito do livro.

Mas não vim falar do livro em si, mas sim do erro grotesco que o autor cometeu. Segundo o autor, um cara chamado Jonathan Harker consegue enxergar um outro cara chamado simplesmente de Conde Drácula se olhar diretamente. Mas não consegue ver ele através de um espelho!!! COMO É QUE NÃO PODE???

Segundo o que estudei no 2º grau, a gente enxerga as coisas porque a luz reflete nelas. Se enxergamos uma parede, é porque um raio de luz bateu nela, e em seguida esse mesmo raio entrou no nosso olho. Do mesmo jeito, se o Jon enxergou o Conde, foi porque um bendito raio de luz bateu no indivíduo, refletiu, e entrou no olho do cara. E quando enxergamos alguma coisa pelo espelho, é porque aquele raio de luz bateu no espelho, e refletiu a segunda vez. Ponto.

Agora me expliquem: porque diabos um o raio luminoso que bate num cara com o título de Conde não vai refletir no espelho??? Das duas uma: ou o autor não entende nada de física ótica, ou existe um motivo bizarro pra isso ser necessário... Ou então tem alguma coisa a ver com o fato de o Drácula gostar de vestir preto.

Que livro mais confuso...

3 comentários:

Vitor Pamplona disse...

Drácula é um Lasombra: http://en.wikipedia.org/wiki/Lasombra

Os lasombra foram amaldiçoados. A natureza não os reconhece. É como se para ela, eles simplesmente não existissem. Pense como se cada átomo não controlado por um humano ignorasse qualquer raio de luz proveniente de um Lasombra.

Provavelmente esta maldição vem da habilidade que eles tem de manipular as sombras, alterando as leis da física como bem entenderem.

PS: Essa resposta não é nada científica :)

Leonardo Fischer disse...

Mas e como é que esse efeito passa pra roupa que eles vestem?

Mas é bom saber que eles levam dano extra com luz solar, hehehe.

Fernando Volquind disse...

O drácula existe só na mente dele. Por isso ele enxerga o conde se olha diretamente, mas não através do espelho.
Ou: é ficção, porra! Ou tu acha que o Saruman fazia coisas excusas com o barro de Isengard pra fazer nascer os Uruk-Hai?